Avanços

Um estímulo para melhorar a educação

Programa do Núcleo de Estudos em Ciência e Matemática do CaVG promove eventos para discutir e incentivar a educação de qualidade

Carlos Queiroz -

Com um olhar para democratizar a educação e valorizar inovações, o Programa Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática (Pronecim) do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Campus Visconde da Graça (IF-Sul/CaVG) promove dois eventos em sequência nesta semana. O 13º Simpósio-sul-riograndense de Professores de Ciências e Matemática ocorre entre quinta e sexta-feiras. Já a Feira de Ciências e Mais Saberes (Fecimes) está agendada para sábado.

Os eventos partem do princípio da qualificação do ensino básico, explica o coordenador geral do Pronecim, professor Vitor Manzke. O simpósio é um evento científico que visa à formação continuada de professores e busca potencializar a popularização das ciências. Em colaboração com outras instituições, desenvolve cursos, palestras e feiras com o alvo voltado à qualificação no nível mais básico de ensino.

Já a Fecimes tem por objetivo proporcionar a oportunidade de contextualizar o conhecimento. Através do estímulo de novos talentos e do fortalecimento de habilidades, instiga o interesse destes estudantes. Da feira participam escolas de todos os municípios da Zona Sul e também de outras regiões. São inclusos estudantes da Educação Infantil, Fundamental, Médio, modalidade EJA e ensino Especial. Eles vão sendo filtrados, primeiro em etapa escolar, depois municipal e por fim chegam à feira, onde 64 trabalhos de 128 alunos com todas as idades serão apresentados. "Ao todo, movimenta cerca de 12 mil alunos", garante Manzke.

Para Rafael Amaral, pesquisador e doutorando da Universidade de Coimbra e membro da Fecimes, os eventos trazem também a possibilidade de valorizar o professor, demonstrando reconhecimento e estimulando a evolução. "Pode mostrar que o professor faz a diferança", sugere. Ele convida educadores e alunos de toda a região a procurarem os eventos para adquirirem essa visão diferenciada sobre as possibilidades de educação.

Visão de fora
O professor José Luís da Silva, da Universidade do Minho, em Portugal, está pela primeira vez no Rio Grande do Sul para ir ao simpósio. Ele participará de debate sobre as estratégias didáticas no ensino básico. Através da sua visão sobre as preocupações, pretende apresentar propostas e ideias que permitam inspirar outros professores. O uso de práticas inovadoras e novas dimensões dados pelo evento podem, na sua percepção, melhorar o nível de conhecimento de todos em prol do avanço na educação. Através da pluralidade metodológica e diversificação das aulas, essas estratégias acabam não transformando o aprendizado em rotina.

Ele comemora a relevância da feira, não só para valorizar o ensino básico, mas também para estabelecer uma ligação com o Ensino Superior. Através da democratização dos conhecimentos, pode contribuir com a formação de alunos com capacidade crítica. Soma-se a isso o conhecimento científico, apontado por José Luís como essencial para formar cidadãos em uma sociedade em constante evolução como a atual.

Estímulo para as meninas
Como um diferencial para estimular a presença feminina no espaço científico, a feira deste ano terá a premiação do Troféu Cláudia Hartleben. A premiação será oferecida para a menina com maior destaque em seu projeto. O nome é uma homenagem à professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desaparecida há três anos e meio. "É uma homenagem a uma pesquisadora que tinha uma grande bagagem", ressalta Manzke, que chegou a ser professor de Cláudia.

Confira a programação do simpósio
Quinta-feira
8h: Credenciamento

9h: Abertura

9h15min: Palestra de Abertura - Sobre a forma da Terra - Professor Fernando Lang (UFRGS)

10h15min: Apresentação de Poster

11h15min: Apresentação de Poster

A partir das 14h: Comunicações


Sexta-feira
A partir das 9h: Comunicações

14h30min: Palestra - O ensino através de projetos e as metodologias ativas de ensino - professor Luiz Fernando Mackedanz (FURG) e professor Cristiano da Silva Buss (IFSul)

16h30min: Mesa-redonda: Estratégias didáticas para o Ensino Básico em quatro contextos culturais - Professor José Luís da Silva (UMinho/Portugal) e Professor Herbert Lobo (ULA/Venezuela). Por confirmar: Professor Javier Del Pino (ULe/Espanha)

Logo após a Mesa-redonda

Lançamento do 14º Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores e Encerramento

(Fonte: Pronecim)


Mais informações podem ser feitas pelo telefone (53) 3309-5582 ou pelo e-mail [email protected]. Você também pode acessar o ste do evento: pronecimcavg.wixsite.com/pronecim.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Tarde de música para os usuários do CAPSi Anterior

Tarde de música para os usuários do CAPSi

Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro Próximo

Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro

Deixe seu comentário